O Fórum Mundial da BioEconomia lança o primeiro aplicativo de notícias para a bioeconomia circular global.

22 de junho de 2021 – O Fórum Mundial da BioEconomia lançou o primeiro aplicativo de notícias do mundo para stakeholders globais que atuam na bioeconomia circular. O aplicativo, que está disponível para ambos os dispositivos Android e IOS, alertará os usuários sobre as últimas notícias e desenvolvimentos que acontecem no setor.

A bioeconomia circular é cada vez mais vista como um conceito fundamental para a mitigação das mudanças climáticas, bem como uma forma de conservar as matérias-primas vitais do planeta. O conceito incentiva o uso de produtos e serviços que utilizam recursos renováveis como base de produção e operação, além de estimular a reciclagem e o reaproveitamento sempre que possível.

“Estamos muito entusiasmados com nosso novo aplicativo”, disse Jukka Kantola, fundador do Fórum Mundial da BioEconomia. “Isso nos permitirá desenvolver ainda mais nossa plataforma de compartilhamento de informações no setor de bioeconomia circular. Nossos eventos – incluindo mesas redondas regulares, nosso fórum anual, boletins e jornais mensais – estão se mostrando muito populares entre os stakeholders que operam no setor circular da bioeconomia. O aplicativo de notícias adiciona uma nova dimensão às informações que estamos compartilhando e fornecendo.”

O aplicativo está disponível para download na Apple App Store para IOS, e para dispositivos Android, basta pesquisar World BioEconomy News. Empresas, entidades e indivíduos que operam no setor circular da bioeconomia podem enviar suas últimas notícias para publicação em news@wcbef.com

O lançamento do aplicativo vem logo após outro lançamento realizado pelo Fórum semana passada- o Dia Mundial do Bioproduto, uma campanha para aumentar a conscientização sobre a importância do uso de produtos de base biológica para a proteção do planeta.

O próximo Fórum Mundial de BioEconomia será realizado em parceria com o estado do Pará e as principais associações de bioeconomia do Brasil, a ABAG e a Ibá. O Fórum 2021 será realizado na recém reformada Estação das Docas, em Belém. A cidade foi reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

 

 

 

Arranjos do FÓRUM 2021

Sobre o Fórum Mundial de Bioeconomia

O Fórum Mundial da Bioeconomia é uma plataforma para as principais partes interessadas na Bioeconomia Circular compartilharem ideias e promoverem inovações responsáveis ​​de base biológica para substituir indústrias, produtos e serviços não renováveis visando alcançar uma economia mais sustentável e mitigar as mudanças climáticas.

Sobre o Estado do Pará (sede do evento)

O Pará possui 144 municípios, com uma população de 8,6 milhões de habitantes (IBGE, 2018), distribuídos em uma área de mais de 1.245.870.798 km². O estado se destaca como o maior mercado consumidor e a maior economia da Amazônia e da região Norte do Brasil, contribuindo com 2,2% do PIB nacional e 43,5% do PIB da Região Norte, resultados que posicionam a economia paraense como 12ª  maior economia do Brasil.

Sobre a ABAG (parceiro organizador)

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi fundada em 1993 com o objetivo de auxiliar o agronegócio brasileiro no processo de desenvolvimento sustentável, engajando o setor e stakeholders do setor tanto no Brasil como no exterior. A associação desempenha um importante papel na promoção e fortalecimento do sistema agroindustrial e de suas relações com governos, iniciativas privadas, entidades de classe e instituições de ensino. A ABAG é a única associação que congrega todos os players do segmento, desde o campo à indústria, distribuição e serviços.

Sobre a Ibá (parceira organizadora)

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva das árvores plantadas, do campo à fábrica. Com o objetivo de divulgar produtos derivados de pinus, eucalipto e outras espécies voltadas para fins industriais, a Ibá atua na defesa dos interesses do setor junto a autoridades e órgãos governamentais, entidades da cadeia produtiva de árvores plantadas e setores significativos da economia, organizações sociais e ambientais, universidades, escolas, consumidores e imprensa – no Brasil e no exterior.

Sobre o World Bioeconomy News

O World BioEconomy News é um serviço duplo que inclui um boletim de notícias mensal enviado aos nossos assinantes e um serviço de notícias diárias disponíveis no site do Fórum. O World BioEconomy News se concentra nas últimas notícias e desenvolvimentos em torno da bioeconomia em relação às quatro sessões temáticas Fórum Mundial da Bioeconomia.

Belém como Cidade Criativa da Gastronomia

O Fórum Mundial da Bioeconomia 2021 acontecerá em Belém, uma cidade que apresenta não apenas uma bioeconomia deslumbrante, mas também uma cultura culinária que se baseia na flora e fauna únicas da região. Belém foi reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, tanto pela gastronomia única na região, mas também por seus esforços para considerar a sustentabilidade, a biodiversidade e os aspectos culturais da culinária da cidade. Como parte de seus esforços, Belém criou o Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade, uma iniciativa para criar um aglomerado de tecnologia e inovação em alimentos. A culinária regional inclui, por exemplo, frutos do mar, açaí e pupunha.

Fórum Mundial de BioEconomia – ficha técnica

 

O Fórum Mundial de BioEconomia se tornou uma comunidade-chave para promover os meios da biotecnologia circular e, ao mesmo tempo, conter as mudanças climáticas. O primeiro fórum atraiu delegados de 18 países diferentes, e o realizado no ano passado de 51 países diferentes.

https://wcbef.com/events/world-bioeconomy-forum-2020/.

 

O principal evento deste ano será no Brasil: O Fórum Mundial da BioEconomia vai para o Brasil – ao vivo de Belém! 18-20 de outubro de 2021.

https://wcbef.com/events/upcoming-events/world-bioeconomy-forum-2021/

 

Nosso programa é construído em quatro áreas principais, uma vez que diferentes stakeholders são tratados com diferentes ênfases. Nossas prioridades são:

  • A Bioeconomia: Pessoas, planeta, políticas
  • Líderes globais e mundo financeiro
  • Bioprodutos ao nosso redor
  • Olhando para o futuro

 

Com eles, nossos conselhos e planos serão comunicados a todos os públicos da sociedade. Cada fórum termina com uma declaração conjunta – no ano passado foi feito de uma forma memorável.

https://wcbef.com/about-us/declarations/declaration-2020/

 

Além do fórum, realizaremos as discussões na Mesa Redonda da BioEconomia – a mais recente ocorreu em 18 de maio de 2021.

https://wcbef.com/events/upcoming-events/world-bioeconomy-roundtables/

 

Estamos constantemente criando maneiras de promover a bioeconomia circular – lançamos, por exemplo, o novo serviço World BioEconomy News para o qual já existem versões móveis. Este será o primeiro serviço global para este setor.

https://wcbef.com/news-bulletin/

 

Também lançamos memberships para as partes interessadas – World BioEconomy Circle. O site foi inaugurado no final de abril de 2021 e imediatamente atraiu membros notáveis, com membros novos chegando em breve

https://wcbef.com/world-bioeconomy-circle

 

Para aumentar a consciência sobre a bioeconomia e seus produtos de base biológica, lançamos o Dia Mundial do Bioproduto, que será realizado dia 7 de julho. Estamos cuidando de pessoas, empresas, institutos ou quaisquer outras organizações para compartilhar sua história sobre bioprodutos com #bioproductday.

 

Também achamos importante ter uma loja online para ajudar a sociedade de bioeconomia circular a encontrar produtos relacionados ao setor em um site. É por isso que introduzimos a World BioEconomy Shop, que está oferecendo espaço não apenas para os produtos e serviços próprios do Fórum Mundial da BioEconomia, mas também para as partes interessadas relacionadas a este setor.

Share on linkedin
Share to LinkedIn
Share on twitter
Share to Twitter

Latest press releases